segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz?

Prefeitura Municipal de Simão Dias
Curso: Tecnologia na educação: estudando e aprendendo com as TIC
Professora: Elen Carla
Aluno: Daniell Alves Loiola Santana
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Etapa: 2

Título: Quem sou eu como professor e aprendiz?


Daniell

daniellloyola22@hotmail.com

Nas turmas atualmente que estou lecionando a disciplina de História com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal e duas escolas particulares, tenho observado, por exemplo, numa turma de 45 alunos, apenas 25 se preocupam em aprender, em questionar, criticar, buscar informações além de aula dada sobre a disciplina.
Nas minhas aulas procuro sempre a participação dos alunos, que ele seja um agente ativo e não passivo, busco também o senso-crítico, que eles expressem suas opiniões sobre as nossas aulas, sobre a escola, o que está faltando.
Faço mudanças nas minhas aulas, só uso como ferramenta em sala de aula o quadro, o pincel, o livro e outros recursos didáticos. Pois levo uma atividade diferenciada do livro, a escola dispõe de xerox. Em casa tenho outros livros de pesquisa que estão organizadas, pois na escola a biblioteca está sempre aberta e tem sempre pessoas para nos orientar nas buscas de um material, os livros estão todos organizados, tem sala de leitura. Uso o retroprojetor, pois na escola tem recursos para usá-lo. A escola tem o laboratório de informática, mas confesso que consegui preparar uma aula ou mais de acordo com os assuntos abordados no momento, não tenho dificuldade para abordar um assunto usando o computador, preciso de programas ou sites interessantes para dinamizar as aulas, a pessoa responsável pelo laboratório é capacitada para nos auxiliar.
Estamos em uma sociedade em que cada vez mais precisamos aprender e saber colocar este aprendizado para os alunos de forma em que ele compreenda e aprenda com mais facilidade. Precisamos fazer com que eles sintam mais interesse pelas aulas dadas e com isso aprenda com mais facilidade. Para isso acontecer precisamos adequar as nossas formas de aprendizagem, isso não quer dizer que só a tecnologia vai proporcionar esse aprendizado que tanto procuramos, temos que lembrar que o que aprendemos na sala de aula é muito importante e sem essa maneira de ensino não podemos ir muito longe.
Com as novas tecnologias da informação, as escolas garantem maior assiduidade na sala de aula e com isso um interesse por parte dos alunos, pois essa tecnologia dar maior acessa a essas informações proporcionando-lhes capacidade de aprendizagem e isso lhe permite assimilar mais informação, pois para mudar a maneira de aprender dos alunos requer que se mude a forma dos professores ensinarem, por isso a nova forma de aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor.
O que se deve saber é formar alunos para que possam ter acesso às duas modalidades de ensino e com isso compreender as informações e dar sentido a elas. É de suma importância a valorização dos processos de aprendizagens, sem isso não conseguimos ter uma justa e menos empobrecida culturalmente, pois só o conhecimento pode igualar as pessoas e fazê-las mais eficientes e seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário